Mato Sem Cachorro (2013)

bruno gagliasso leandra leal danilo gentili poster filme mato sem cachorro nacional
Vi, mas gostaria de não ter visto. A produção tem muitas falhas, o nível é muito mais próximo do de um programa de TV mediano (já vi especiais de fim de ano na Globo com qualidade melhor) que a esperada para uma obra cinematográfica.
A presença (simpaticíssima) do cão-protagonista e de outros atores de quatro patas que figuram graciosamente no filme não consegue amenizar os incômodos problemas que descrevo a seguir:
• O som é péssimo. Os efeitos sonoros e músicas são muito mais audíveis que a voz dos atores. Não sei se é problema de dicção, se foi questão de equalização, de engenharia de som, mas é desagradável assistir um filme brasileiro em pleno século XXI ainda carregando essa característica tão marcante da pobreza técnica do cinema nacional do passado. Uma das poucas coisas boas é o fato de que as músicas ficam em evidência, sendo que a trilha sonora é uma das poucas coisas do filme que escapam da mediocridade a reinar na tela.
• O roteiro é fraquíssimo, pior que muitas produções televisivas, sejam da TV aberta ou por assinatura. Alguns diálogos são constrangedores, de tão mal escritos. Em outros momentos você fica na dúvida se determinada cena teve um resultado final tão patético porque foi mal escrita, ou mal dirigida, ou mal interpretada, ou as três coisas ao mesmo tempo.
• O personagem de Bruno Gagliasso é profundamente, extremamente, completamente idiota. Por mais que seja um filme leve, uma comédia romântica, é abissal a diferença de realidades entre o par romântico. A personagem de Leandra Leal (com desempenho bem acima da média do filme) é muito mais real, esperta, atual e simpática, próxima de uma pessoa verossímil. O personagem idiotizado interpretado por Bruno, (assim como seu primo, interpretado por Danilo Gentili), fazem o espectador sentir uma estranheza imediata, e se perguntar como uma moça interessante como a Zoé de Leandra consegue se interessar por um total paspalho como o Deco de Bruno (e olha que nem o acho especificamente um mau ator nem tenho nenhuma antipatia por ele, só achei o personagem imbecil além do limite do suportável).

Comentários

Postagens mais visitadas